Já ouviste falar no movimento júnior? Neste artigo, poderás saber todos conceitos importantes que envolvem o contexto de um Júnior Empresário e, por sua vez, de uma Júnior Empresa.
Quando surgiu o movimento júnior português?
Enquanto associações sem fins lucrativos, desde cedo que as Júnior Empresas e Júnior Iniciativas se têm vindo a destacar pela promoção do desenvolvimento e formação de todos os membros que as integram. Em Portugal, o conceito de Júnior Empresa surgiu há mais de 30 anos com a fundação da primeira Júnior Empresa. Desde então, o Movimento Júnior português evolui a olhos vistos e, atualmente, contamos com 20 Júnior Empresas e mais de 20 Júnior Iniciativas.
Qual a dimensão do movimento júnior?
Para monitorizar o Movimento Júnior português, verifica-se a existência de uma entidade reguladora – a JE Portugal (Junior Enterprises Portugal), desde o ano de 2012. Internacionalmente, a JE Portugal é membro da JE Europe (European Confederation of Junior Enterprises), representada em 14 países e que, globalmente, representa 26 mil Júnior Empresários e 300 Júnior Empresas. Através desta entidade reguladora, as diversas Júnior Empresas e Júnior Iniciativas contam com a sua representação perante diferentes stakeholders, o incentivo ao espírito e educação empreendedora através da promoção de um pensamento crítico e disruptivo e o desenvolvimento das competências dos estudantes universitários.
Qual a diferença entre uma Júnior Empresa e uma Júnior Iniciativa?
Na verdade, todas as Júnior Empresas atuais iniciaram o seu percurso como Júnior Iniciativas. Uma Júnior Iniciativa é praticamente o mesmo que uma Júnior Empresa, existindo apenas uma característica que faz toda a diferença – a certificação. Para uma Júnior Iniciativa passar a Júnior Empresa, necessita de cumprir determinados requisitos que lhe permitem adquirir a certificação que, por sua vez, lhes permite ser atribuído o título de Júnior Empresa. Esta certificação é atribuída pela JE Portugal, que orienta também todas as Júnior Iniciativas de forma a guiá-las até ao objetivo final de passar a Júnior Empresa.
Agora que já tens um conhecimento geral do Movimento Júnior e do que este envolve, importa refletir um pouco no dia-a-dia de um membro de uma Júnior Empresa ou Júnior Iniciativa. Enquanto Júnior Empresário, poderás integrar Departamentos das mais diversas áreas (Marketing, Comercial, Recursos Humanos, Financeiro, Judicial, etc.). Além do trabalho realizado em cada Departamento, poderás também integrar os mais diversos Projetos com clientes reais que compõe o mercado de trabalho. Outra vantagem de fazeres parte do Movimento Júnior, passa pelas inúmeras formações a que podes ter acesso e pelas mais diversas competências (hard ou soft) que podes vir a desenvolver.
Assim sendo, em breves palavras, enquanto Júnior Empresário terás a oportunidade de desenvolver as tuas competências, enquanto expandes a tua rede de contatos e ainda aumentas a tua experiência no mercado de trabalho.
Alicerçadas no potencial de desenvolvimento das competências dos estudantes universitários, as Júnior Empresas e Júnior Iniciativas impõem-se como uma escola de líderes que desperta, desde cedo, a atitude empreendedora dos jovens em favor da resolução dos reais problemas do meio onde se inserem. No final do dia, trata-se de melhor preparar uma geração para a construção do futuro!
E é, então, neste contexto em que se insere a Júnior Iniciativa do Instituto Superior de Contabilidade e Administração – a Juniscap Business Solutions, a primeira do Instituto Politécnico do Porto.