Black Friday em Portugal: O Impacto e a Credibilidade da Maior Temporada de Descontos

black friday

A Black Friday transformou-se num dos maiores eventos de compras do mundo, com origem nos Estados Unidos, mas rapidamente se internacionalizou, incluindo em Portugal, onde a Black Friday é sinónimo de grandes oportunidades com várias marcas a oferecerem descontos significativos e promoções limitadas. Contudo, nem tudo é tão simples, pois surgem questões de credibilidade e de confiança por parte dos consumidores, que muitas vezes questionam se os descontos são realmente vantajosos.

Neste artigo, vamos explorar como a Black Friday foi introduzida em Portugal, o que levou à sua popularização e quais as principais preocupações em torno da sua credibilidade. Para muitos, a Black Friday é uma oportunidade de encontrar ofertas imperdíveis, mas também há quem questione se os descontos anunciados são realmente vantajosos ou se são apenas uma estratégia para atrair clientes.

A Implementação da Black Friday em Portugal

A chegada da Black Friday a Portugal marcou um ponto significativo no calendário de compras dos consumidores. Desde a sua introdução, as marcas adaptaram-se para responder ao entusiasmo e à procura do público, criando estratégias que vão desde descontos elevados a campanhas exclusivas.

Este fenómeno global teve um impacto profundo no mercado, obrigando até pequenos retalhistas a aderirem para manterem a competitividade. Mas será que todas as promoções cumprem o que prometem?

Internacionalização da Black Friday

A Black Friday, embora tenha começado nos Estados Unidos, cresceu rapidamente para o Canadá em 2008, em 2010 para o Reino Unido, e continuou a sua expansão até se tornar no evento global que hoje conhecemos. Atualmente, 13% das pesquisas globais sobre o evento são provenientes da Alemanha e Brasil.

Uma das explicações para a exponencial expansão da Black Friday baseia-se no crescimento das redes sociais, que oferecem ao consumidor atual o rápido acesso às Trends mais recentes, mais frequentemente consumidores da Geração Z.

Outro motivo que justifica a enorme aceitação desta data é precisamente o seu lugar no calendário, que é completamente intencional. Assim como outros picos comerciais, a época das festividades é utilizada para o incentivo da compra e venda. Ao oferecer incentivos para a compra no final de Novembro, o consumidor sente-se premiado pela preparação e compra antecipada em vez de esperar até uma data mais próxima da época natalícia. Da mesma forma, os compradores que adiam a aquisição dos produtos para mais tarde, não oferecem tanta resistência a preços mais altos, por saberem que já não estão no momento de maiores descontos no momento da compra. 

Por último, numa era em que o mercado online ocupa uma percentagem tão grande nas compras atuais, o incentivo à aquisição antecipada ajuda a mitigar possíveis problemas de envio devido às altas taxas de compra.

Questões de credibilidade na Black Friday

Com todo o movimento de compra e venda trazido pela Black Friday, surgem questões de credibilidade na forma como os vendedores podem tomar partido do evento. Embora todas as aquisições pareçam bons negócios nesta altura, existem comprovações de que alguns lojistas elevam deliberadamente o preço dos produtos antes da Black Friday para poder anunciá-lo por um preço mais baixo durante o evento.

Da mesma forma, o marketing direto associado a este período através de e-mail marketing, mensagens, e contagens decrescentes podem levar o consumidor a sentir-se pressionado a comprar algo que não precisa ou que não ofereça um desconto tão significativo como é publicitado e esperado.

Por outro lado, o impacto ambiental que decorre das compras em massa consequentes desta campanha é outro fator de grande importância. Numa altura em que as industrias incentivam a compra intensiva, o consumidor médio tem grande probabilidade de adquirir mais do que necessita.

Embora hajam negócios e promoções a evitar na Black Friday, é importante realçar que pode ser uma excelente oportunidade de comprar um produto que noutra altura não haveria possibilidade. Devemos focar-nos em artigos de boa qualidade e duração de modo a obter os melhores negócios possíveis.

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