Mobile Marketing: A revolução na Palma das Mãos

mobile marketing

O que é mobile Marketing?

O Mobile Marketing é um conjunto de estratégias realizadas com dispositivos móveis, incluindo smartphones e tablets. O seu principal objetivo é alcançar os utilizadores e consumidores através de canais como aplicações, mensagens de texto, emails personalizados, notificações push-up, publicidade em apps e em redes sociais, QR codes, pagamentos móveis, etc.

Desta forma, permite oferecer uma experiência personalizada e eficaz aproveitando a presença simultânea em vários canais e o uso constante destes dispositivos no dia-a-dia.

As ferramentas do mobile marketing podem diferenciar as campanhas bem sucedidas, daquelas que têm menor sucesso, ou seja, as que atingem com efeito os utilizadores das que não têm alcance. Para isto o Mobile Marketing usa ferramentas como:

1. Design Responsivo

O Design Responsivo garante que o conteúdo de uma campanha é exibido corretamente em qualquer dispositivo, independentemente do tamanho ou resolução do ecrã, sendo crucial pois os utilizadores usam variados e diferenciados dispositivos.

Algumas das ferramentas do Design Responsivo são: HTML5 e CSS3 (criam layouts flexíveis que se ajustam automaticamente ao tamanho do ecrã); Teste de Responsividade (permitem testar como sites e campanhas se comportam em diferentes dispositivos e navegadores); Design Centrado no Utilizador (foco no uso, garante que elementos da interface (botões e formulários), são usados com facilidade em ecrãs menores).

2. Geomarketing

O Geomarketing personaliza mensagens e ofertas a partir dos dados de localização do utilizador. Deste modo, consegue aumentar a relevância e a eficácia das respetivas campanhas.

Algumas das ferramentas passam por: Geofencing (consiste em estabelecer perímetros virtuais, enviando notificações e ofertas quando os utilizadores entram nesses mesmos perímetros); Beacons (usam o Bluetooth para enviar mensagens a dispositivos próximos); Análises de Localização (exemplo: Google Analytics e Foursquare proporcionam insights sobre o comportamento dos utilizadores com base na sua localização).

3. Pagamento Móvel

Os pagamentos móveis têm revelado uma crescente importância, tornando-se cada vez mais comuns e populares, devido à conveniência e segurança que oferecem aos seus utilizadores. Para melhorar as taxas de conversão em campanhas de marketing é fundamental integrar opções de pagamento móvel.

Alguns dos métodos de pagamento móvel passam por: Aplicações de Pagamentos (exemplos: PayPal, MBWAY,etc. Permitem transações seguras e rápidas, “à distância de um clique”; Carteiras Digitais (exemplo: Google Wallet).

Concluindo, atualmente, o Mobile Marketing apresenta uma crescente necessidade de ser integrado nas campanhas e planos de Marketing. Sem ele as empresas poderão ficar com métodos obsoletos, e caso não acompanhem os utilizadores não poderão permanecer no mercado durante muito tempo.

 

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