Nowadays, data privacy is regarded as a crucial aspect of our digital footprint. This concern can be simplified: if we wouldn't willingly share our personal information, including ID card and credit/debit card details, with a stranger, why should we be willing to do so with anyone on the internet?
WHAT ARE THE MAIN CONCERNS REGARDING DATA PROTECTION?
- Pode dizer-se que a primeira preocupação relativa à privacidade de dados se prende com a preservação da nossa identidade. Com os nossos dados, qualquer pessoa pode usufruir da nossa identidade para falsificar movimentos on-line (sejam estas movimentações de dinheiro ou não), por isso é importante, quer seja uma pessoa individual ou uma empresa, proteger os dados de forma eficaz.
HOW DO WE FOSTER OUR CLIENTS’ TRUST?
- No que respeita o ambiente empresarial, a privacidade de dados, vai muito além dos dados privados da empresa só, mas abrange também os dados dos clientes. Para que uma empresa possa ser confiável de possuir determinados dados do cliente é necessário haver uma rede de segurança implementada para que tal confiança possa ser estabelecida de parte a parte.
- Enquanto fornecedores de serviços e produtos, precisamos de ser conscientes sobre a proteção dos dados que a empresa possuí, já enquanto consumidores, precisamos de ter consciência a quem fornecemos determinada informação.
- As a company, to foster trust among our consumers and clients, it is essential to disclose how their information will be used and ensure explicit consent for its utilization. This is only achievable when clients feel fully involved in the company's processes.
Concluindo, devido à sua relevância, a proteção de dados já é algo que está previsto na lei da união europeia e consequentemente na lei portuguesa, assim é importante apelar à consciência individual e coletiva, relativamente a este tópico, para que se contribua para a formação de uma sociedade mais informada dos perigos de fornecer determinados dados em plataformas on-line.