O poder do Copywriting

O copywriting não é apenas um processo de produção de textos para ações de marketing e vendas, é também fulcral para a criação de curiosidade e para dar a conhecer diferentes informações de diversos temas a determinado público-alvo.

Através de copywriting, é possível cativar o recetor pretendido da mensagem, gerar interesse, promover uma determinada iniciativa e, até mesmo, entretê-lo durante a leitura do conteúdo realizado.

Assim, para realizar um copywriting que possa ter este efeito sobre o leitor ou público-alvo, deixamos aqui algumas sugestões para que possa ter mais sucesso nesta área.

Boas práticas de copywriting:

A utilização de gatilhos mentais que são mecanismos cerebrais é uma excelente prática. Através desta, torna-se mais fácil atingir o objetivo de tornar mais rápido o processo de decisão. Por outras palavras, um copywriting direcionado e desenvolvido de modo a atingir os mesmo pode criar relações com o leitor traz inúmeras vantagens. Para tal, deverão ser considerados os seguintes aspetos:

  • Reciprocidade: Gatilho importante para criar uma relação com o seu público-alvo em que uma ação positiva gera outra ação positiva.
  • Afeição/Afinidade: É o gatilho com que faz com que o seu público-alvo se conecte psicologicamente com a sua marca, através de diversos fatores.
  • Escassez: É através deste gatilho que transmitimos ao seu público-alvo que estão na posição de perder algo importante.

O que não é um bom copywriting:

  • Texto com pobre conteúdo: Texto sem mínimo de coerência, apresenta erros gramaticais e apela a uma determinada ação com um fraco vocabulário.
  • Não transmitir credibilidade no conteúdo: Embora o texto possa estar bem estruturado, senão passa credibilidade para o seu publico alvo, é muito negativo para o leitor.
  • Não controlar a quantidade de informação: Dentro de um bom copywriting terá que selecionar e filtrar toda a informação que pretende meter para que não seja pesado para o leitor.

De facto, o copywriting tem um papel fundamental na criação de uma relação e comunicação com o publico alvo de uma determinada empresa ou agência. Embora o copywriting seja essencial é, muita das vezes, desvalorizado e não recebe a devida importância que deveria ter por parte destas mesmas entidades.

Com isto, apelamos ao reconhecimento desta skill em qualquer profissional porque a mesma deixa de ser apenas um meio de potenciar vendas, passando a ser uma forma de afirmar o poder da marca.

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