5 Dicas para melhorar o seu Email Marketing

Email marketing é uma das estratégias mais eficazes do Marketing Digital. Quando uma pessoa dá permissão para receber emails de uma marca, dá acesso a um ambiente pessoal da sua vida, a que poucos têm acesso. A partir daí, podemos criar laços e acompanhar o consumidor de maneira mais pessoal.

Vejamos então algumas dicas para melhorar a sua estratégia de email marketing:


1. Personalização e segmentação

Todos gostamos de sentir que o marketing é feito à nossa medida. A personalização pode ser tão simples quanto usar os nomes dos clientes no email ou por perceber como é que um título chama a atenção dos consumidores. Afinal, quem é que não prefere receber e-mails de acordo com seus interesses e preferências? Há diversas formas para isso, mas é preciso focar no comportamento do usuário e usar essa informação a favor. 

2. Assunto
Um assunto apelativo que descreva o conteúdo do email em termos simples e diretos é extremamente importante para que as pessoas efetivamente o abram. Por mais que o objetivo seja vender, não o vamos conseguir se usarmos palavras extremamente comerciais. Estes termos podem prejudicar a entrega da mensagem, e fazer com que seja classificada como spam ou mesmo até bloqueada.

3. Apelo à ação
Depois de captarmos a atenção dos clientes, precisamos deixar claro o que é que queremos que o cliente faça. Portanto, apresentar algum tipo de apelo à ação, tais como uma oferta relevante e específica (ex.: ebook, guia), ou até algum link para informação útil e relevante.

4. Conteúdo partilhável
Uma maneira de fazer com que o email chegue a um novo público-alvo é por colocar ícones de partilha no email, possibilitando os leitores a partilhar o email pelas redes sociais ou até reencaminhá-lo a mais pessoas. Mesmo que seja apenas uma percentagem ínfima de leitores a partilhar a informação, sempre estará a alcançar mais pessoas que de outra forma não iriam receber os conteúdos.

5. Análise dos resultados
Depois de enviar emails, é importante analisar os relatórios do envio para identificar pontos de melhoria para as próximas ações. Podemos descobrir os números de envio, entrega, retorno, abertura e clique nos links, tempo de permanência, ou marcações como spam, e descobrir o que agrada mais agrada ao leitor. 

Em suma, devemos tratar o email marketing não como um mero instrumento de divulgação, mas como uma estratégia importante para conhecer melhor o cliente e identificar as suas preferências.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PT