Casos de Sucesso Juniscap: Ricardo Vasconcelos

Ouvimos falar muitas vezes de histórias de sucesso, mas hoje trazemos um caso bem próximo à Juniscap!

Este é o testemunho de um dos fundadores da Juniscap: Ricardo Vasconcelos. Um “eterno inconformado” que sempre teve “o sonho de criar uma comunidade de pessoas empreendedoras onde pudesse partilhar ideias e objetivos”.



P: Fala um pouco de ti, diz-nos a tua idade, profissão, descreve-nos um pouco o teu percurso.

R: “Falar de nós próprios é sempre difícil… No entanto, se há coisa que sei sobre mim é que sou um eterno inconformado. Durante uma parte da minha vida sentia que não capaz de ser aquilo que queria ser. Acabei o secundário depois dos 18 anos, quando já estava a trabalhar. É aqui, que o inconformado e curioso que tinha dentro de mim ganha força. Começo a perceber que sou movido por desafios e que tudo é possível, basta querer e acreditar.

A partir deste momento, a minha vida dá uma volta de 360º e tomo consciência de quem realmente sou e no que me quero tornar. Decidi que, por onde passasse, teria que deixar algo de mim e ajudar os que me rodeavam.
Hoje, sou licenciado em Marketing, diretor da Agência We are Innov, dou aulas no ISCAP e tenho a certeza que foi o caminho que percorri, as pessoas que conheci e as experiências que tive que me fizeram chegar aqui. Mas foi sobretudo o apaixonado inconformado que sempre existiu em mim que me ajudou e ajuda a traçar o meu caminho.”


P: Como surgiu em ti a vontade e o interesse em fundar uma Júnior Empresa?

R: “A Juniscap surge como uma solução para duas necessidades que tinha.
Já estava a trabalhar quando entrei na Licenciatura de Marketing e pretendia mudar de carreira profissional. Tinha consciência que, para o fazer, teria que marcar a diferença e fazer mais do que a Licenciatura.
Comecei por participar em eventos do ISCAP, ajudava a direção da licenciatura de Marketing e participava em cursos de marketing, contudo sentia falta da vertente prática, onde pudesse aplicar o que estava a aprender.
Além disso, sempre tive o sonho de criar uma comunidade de pessoas empreendedoras onde pudéssemos partilhar ideias e objetivosComo resultado disto, surgiu naturalmente a Juniscap.”
 

 

P: Quais foram os maiores desafios que atravessaste enquanto estiveste na Juniscap?

R: O maior desafio foi a gestão de equipa. Cada pessoa é um mundo, com a sua história, pensamentos e necessidades  diferentes.
O desafio foi gerir cada pessoa, por forma a responder às suas expectativas e fazer com que se sentissem bem. Enquanto líder tive que gerir a equipa e procurar que todos os membros crescessem pessoal e profissionalmente. Desta forma, estaria a garantir o crescimento da Juniscap.”


P: Sentes que a Juniscap teve impacto no teu trabalho atual? Se sim, em que aspetos?

R: “Sim, sem dúvida. Na Juniscap fazemos muito mais do que desenvolver as competências técnicas, trabalhamos muito a parte comportamental.
A verdade é que a pessoa que saímos depois de estar na Juniscap não é a mesma que entrou.
Aprendi a criar uma associação sem fins lucrativos, a recrutar e selecionar pessoas, a gerir uma equipa de 30 pessoas, a gerir o budget da Juniscap e dos projetos de clientes, a angariar e gerir clientes, falar para uma grande audiência com Professores e Direção do ISCAP, etc. Tudo isto foram desafios que me ajudaram a encontrar ferramentas e adquirir competências para alcançar a função que tenho hoje.”


P: Que conselhos darias a jovens que estão a iniciar o seu percurso no ensino superior e no mercado de trabalho?

R: “Não se acomodem e procurem o que vos faz feliz! A licenciatura é apenas o começo. Procurem eventos que vos interessem (do vosso curso ou não), façam pate de associações, da tuna, da praxe, da Juniscap. Não deixem de ir às aulas, mas sejam membros ativos. Façam acontecer.”




Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PT