Como está estruturada uma Júnior Empresa?

Já alguma vez pensaste em fazer parte de uma Júnior Empresa? Uma Júnior Empresa é uma organização sem fins lucrativos, constituída por estudantes universitários, que proporciona serviços profissionais reais a clientes (empresas e instituições) no mercado do trabalho. 

Tem, ainda, como objetivo básico a promoção da aprendizagem e desenvolvimento das competências dos membros da Júnior Empresa, através da aplicação dos conhecimentos em contexto académico na aproximação ao mundo empresarial. 

A JE Portugal representa todas as Júnior Empresas em Portugal, bem como dá o seu acompanhamento, suporte e apoio, a partir da dinamização de eventos para a criação de sinergias entre as diferentes Júnior Empresas. Empenha-se no incentivo ao espírito empreendedor com um pensamento crítico, garantindo a evolução incessante das Júnior Empresas. 

Além disso, a JE Portugal reconhece também as Júnior Iniciativas presentes no país. O conceito de Júnior Iniciativa difere do de Júnior Empresa, na medida em que a primeira é uma organização que se encontra num processo em desenvolvimento para se tornar, mais tarde, numa Júnior Empresa, e a segunda já é uma organização federada pela JE Portugal. Deste modo, uma Júnior Iniciativa tem a mesma conceção e objetivo principal que uma Júnior Empresa. No ISCAP, poderás encontrar a primeira Júnior Empresa do P.Porto, a Juniscap Business Solutions

Não existe uma estrutura definida para a constituição de uma Júnior Empresa. No entanto, cada uma deverá ter, inevitavelmente, três Órgãos Sociais (Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal). 

Sucintamente, a Direção é responsável pela gestão operacional e estratégica, sendo-lhe também incumbida a responsabilidade de tomar decisões para assuntos importantes a toda a Júnior Empresa. A Mesa de Assembleia Geral tem um papel mais burocrático e também bastante importante para toda a organização, agendando, quando necessário, assembleias gerais para discutir temas cruciais para todos. Por fim, o Conselho Fiscal responsabiliza-se por fiscalizar todo o processo de gestão, assim como acompanhar a execução dos objetivos programados para a Júnior Empresa. 

Cada Júnior Empresa define os departamentos que deverão existir de acordo com as suas necessidades. Um departamento fundamental para a sua fundação é o de Recursos Humanos. Este encarrega-se do processo de recrutamento e seleção dos novos membros, da gestão das pessoas, da avaliação de desempenho e formação constante dos membros e, não menos importante, da sua integração e motivação ao longo do seu percurso na Júnior Empresa. 

Um outro ponto crucial é o Marketing, cujo Departamento poderá já existir por si só ou, então, dividido por vários, isto é, um mais ligado à gestão e planeamento, outro à publicidade, por exemplo. O Departamento Comercial também pode ter outras designações, como Departamento de Vendas ou Departamento de Projetos, que tem identicamente o objetivo de angariar clientes. 

Todas as Júnior Iniciativas e Júnior Empresas procuram proporcionar soluções que façam a diferença e, por isso, um dos pilares de cada Júnior é a Responsabilidade Social, que significa que podes deixar a tua marca, criando impacto nos projetos e desenvolvendo novas ideias.

Apesar de não haver uma estrutura estabelecida de uma Júnior Empresa, todas movem-se pela mesma finalidade: fomento e desenvolvimento de diversas skills a partir do contacto direto com empresas reais. Assim, consegues desafiar-te em experiências enriquecedoras, acompanhando o slogan da JE PortugalLearning by doing e, ainda, criando valor no teu currículo. O Movimento Júnior em Portugal afirma que “os Júnior Empresários são mais do que estudantes universitários (…), aumentando sua empregabilidade em até 20% em comparação com os outros estudantes”. 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PT